sábado, 19 de junho de 2010

" Caridade e Evolução para o espírito e para o conhecimento"

No Rio de Janeiro, em 1740, os negros escravos e alforriados de Moçambique , Costa da Mina e Cabo Verde foram os responsáveis por organizar a irmandade em louvor a Elesbão e à Efigênia.
Santo Elesbão e Santa Efigênia (Irmandade)
End.: Rua da Alfândega, 219 Tel.: 2222-1465

Efigênia, filha dos reis da Etiópia, país do continente africano, havia sido prometida em casamento a um primo, conforme a tradição da época. Entretanto, a princesa, que depois de haver sido convertida ao cristianismo pelo apóstolo Mateus decidira devotar sua vida a Deus, recusou-se a subir ao altar. Em conseqüência, Mateus foi morto. Efigênia manteve-se virgem, abdicou de sua riqueza e construiu um convento, onde viveu até a morte..

O relato da vida de São Elesbão segue a mesma trajetória de Santa Efigênia.

Natural da Etiópia, ele foi o 47° neto do rei Salomão e da rainha de Sabá, imperador no século VI, que mais tarde se torna cristão. "Foi creditada a Elesbão a extensão do reino cristão da Etiópia até o lado oposto do Mar Vermelho, impondo-se aos árabes e aos judeus do Iêmen".

Tenho muito carinho por esta Irmandade e Igreja no centro da cidade, que freqüento já faz um tempo, ela foi consagrada em 1754, mantém seu aspecto original praticamente inalterado ,mas infelizmente está passando por muita dificuldade para dar continuidade em sua restauração, tenho ajudado com mão de obra e recolhimento de material para não interrompermos a restauração . Ela é linda faz parte da história nossa cidade e da rica história dos negros no Brasil. Fico triste em ver relíquias tão antigas e uma Igreja abandonada , pois acredito que por conta de sua localização quase não tenha fiéis para ajudar com doações . Quem tiver interesse em ajudar a preservação da história de nossa cidade e história dos negros , pode doar diretamente lá na Igreja do endereço acima:
- Sacos de cimento
- Panos de chão branco para limpeza
- Latas de Tinta Branca
- Flanelas
- massa de gesso para restauração das imagens
- Barro e sacos de areia
- Latas de massa corrida
- lixas nº 60 e lixas nº100
- Pinceis de cerda dupla para verniz
- Lata de verniz para madeira
- baldes compridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário