sábado, 26 de junho de 2010

Misticismo e Religiosidade no reinado de Salomão

Minha monografia da Pós-Graduação em Ciência das Religiões , aborda como tema principal, como era a Religiosidade em Canaã na época do reinado de Salomão.
Como um seguidor de Iavé e o responsável por construir o primeiro Templo de Jerusalém , para que fosse guardada a " arca da aliança " , se deixou influenciar por religiões vizinhas ? E o que ele estava fazendo em Menphis ( principal cidade Egípcia sobre estudos de magia ) antes de subir ao trono , enquanto Davi ,seu pai, era o Rei de Israel ? Se casou com uma filha de um Faraó somente por diplomacia ?

Tudo é um mistério e esta monografia está dando muito trabalho pois apesar de aparacer a passagem na Bíblia que Salomão estava no Egito , quando seu pai estava quase morrendo, o que fez ele retornar logo , não acho em nenhum livro que pesquisei o que ele estava fazendo lá realmente. No livro dos Reis ; 29 está escrito.... " Deu também Deus a Salomão sabedoria , grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar . Era a sabedoria de Salomão maior do que todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios."
"Salomão amava ao SENHOR andando nos preceitos de Davi , seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e queimava incenso ...." ( Reis 3;3 ) para outros deuses.

É certo que quando os hebreus invadiram Canaã , já existia um povo....os cananitas ,com suas regras , governo e religião bem estabelecidas . Mas acredito que Salomão não se influenciou com os cananitas ele já possuia um conhecimento vasto de outras Religiões , mas como filho de Davi , foi um dos reis dos hebreus , mas não deixou de lado seu misticismo religioso.
Os principais deuses do povo de Canaã que lá já estavam, era Baal e Astarte ( Istar na Babilônia ). Os cananeus era um povo basicamente agrícola e seus ritos eram envolvidos com a natureza , Baal era o "senhor da terra" e sua mulher o "princípio reprodutivo da natureza" , portanto foi muito difícil para os hebreus concordarem e se acostumarem com ritos religiosos em devoção destes deuses , já que incluiam sacrifício de crianças , "prostitutas sagradas " que trabalhavam no templo para ritos e cerimônias onde aconteciam orgias .
E agora ? Porque o homem considerado o mais sábio da História , sabedoria que foi presente dado por Deus , não foi fiel á sua religião ? Ele foi contemporâneo em sua época ? Será que este envolvimento com diversas religiões e estudos de magia egípcia fizeram dele além do mais sábio o mais ricos de toda história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário